sábado, 2 de fevereiro de 2013

Astrologia, mitologia, antroponimia, hedonismo e o que isso tem a ver comigo


Comemoro anos no dia três de fevereiro desde que arreganhei as pernas de minha mãe e disse olá mundo em meio a gritos chamados choro de criança. Três de fevereiro é exatamente um dia depois do aniversário de Iemanjá, mãe cujos filhos são peixes. Eu e Iemanjá temos tudo a ver com peixes e mar porque somos aquarianos, embora eu nunca tenha ouvido ninguém falar 
"Muitos dizem que Aquário é Ganimedes, um rapaz muito belo que Zeus levou para o Olimpo, para se tornar o garçom dos deuses; por este motivo, ele é mostrado carregando uma urna que derrama água"[Higino, Astronomica, XXIX, Aquário ou O que serve água]
Segundo a mitologia grega, Ganimedes era um principe de Tróia que foi visto por Zeus enquanto cuidava do rebanho do pai e foi raptado pelo deus grego em forma de águia que o possuiu em pleno vôo (ui!) e o levou ao olimpo para servir a bebida da imortalidade aos deuses. Pra homenagear o gatinho...digo Ganimedes, Zeus o colocou na constelação de aquário.

O nome Marcus é uma forma abreviada do original em latim Marticus e significa "consagrado a Marte". Para Roma Marte é o deus da guerra e na mitologia grega é o equivalente a Ares. A ligação entre Marte e o signo de aquário resulta da rixa que Marte tinha com sua irmã Minerva que fez com que cada um defendesse um lado dos exércitos junto as muralhas de Tróia. Nesse embate Marte era o protetor dos troianos, portanto de Ganimedes.

Marte tinha o amor da deusa Vênus e com ela teve um filho, o Cupido. O Cupido, também chamado de Amor, era o deus romano equivalente ao deus grego Eros. Eros casou-se com Psiquê e tiveram uma filha chamada Hedonê, cujo nome por sua vez significa prazer e que é nada mais que a minha filosofia de vida, o hedonismo.

O hedonismo é uma doutrina que defende que o prazer é o meio correto para atingir o objetivo supremo do homem, a saber, a felicidade; felicidade esta que tem como essência precisamente o prazer. A moral, para o hedonista, deve ser ordenada segundo o modelo que é dado pela busca do prazer, quer dizer, é considerado moral tudo aquilo que dê prazer e imoral tudo o que faça sofrer. Esta doutrina resulta da observação de que todos os seres buscam o prazer e tentam escapar ao sofrimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vais morder ou são só beijinhos?